sábado, 21 de maio de 2011

dia 09

05 de dezembro  Villa El Chocón – Bariloche (370 Km)




Logo de manhã, fomos visitar o museu que existe na vila, o Museo Paleontologico Ernesto Barchmann. Apesar de relativamente pequeno, é surpreendentemente interessante e de grande relevância. Lá é possível ver exemplares originais e réplicas em resina de esqueletos dos grandes dinossauros encontrados na região Patagônica, artefatos de pedra lascada, ferramentas e apetrechos arqueológicos.


Tem até um Buggy dos bravos pioneiros desta área, que me faz pensar na mordomia que é hoje em dia vencer essas paragens a mais de 100km/h no asfalto e no ar-condicionado. Visitamos ainda alguns sítios com huellas deixadas pelos dinossauros, na beira do atual lago.


Almoçamos e partimos.
Passamos por Piedra del Aguila e no caminho já íamos avistando os primeiros picos nevados. Pegamos uma serra, cuja descida nos colocou diante de um belo lago, de azul profundo, que nos acompanhou um bom trecho da viagem. Já percorríamos um trecho da famosa Ruta 40 e víamos gradativamente a paisagem se modificar e ganhar altura ao nosso redor. Este trecho é imperdível e deve ser feito de dia. Chegamos em um lugar chamado Confluencia, onde há o entroncamento que leva a Villa Traful. O vale que estávamos percorrendo, depois verifiquei, é chamado (adequadamente) de “Valle Encantado”, onde as rochas se apresentam em fantásticas formações entrecortadas pelo rio Limay. Neste trecho há bons lugares para camping selvagem.


E ao nos aproximarmos de Bariloche... que bela paisagem!
Fim de tarde e a estrada corre ao lado do lago Nahuel-Huapi e os arbustos que margeiam a estrada pareciam explodir com o colorido intenso de pequenas flores amarelas. Um belo contraste com o solo terracota, as montanhas ao longe com picos nevados e o profundo azul das águas, encrespadas pelo vento naquela tarde perfeita.

 Já na cidade, fizemos um a pequena parada no centro cívico buscando informações sobre casas de câmbio. Existe uma casa de cambio e dois bancos por perto, porém era domingo!
Sacamos alguns pesos no caixa automático, só por precaução.
Ficamos no camping La Petunia, na Avenida Bustillo mesmo. Lugar muito agradável, próximo ao lago, que recomendo. A despeito do frio que começou a apertar, jantamos por lá mesmo e tivemos um ótimo pernoite, cobertos por enormes pinheiros.


> Cabe observar que algumas fotos estão com contraste excessivo. Isso se deve ao problema de fotometragem/subexposição constatado na máquina fotográfica de minha mãe (Nikon D40) durante a viagem. Portanto, para além do gosto estético de cada um e, pretendendo valorizar a força do registro, cabe dizer que o resultado apresentado já passou por tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário